Na entrega deste ano de 2019 da ECD, exercício 2018, a novidade é um novo tipo de lançamento que poderá ser especificado no registro I200 (lançamentos contábeis)
É o lançamento extemporâneo – Tipo X.
O manual do layout 7 informa que o o lançamento Tipo X são lançamentos extemporâneos que abrangem, entre outros, os lançamentos previstos nos itens 31 a 36 da Interpretação Técnica Geral (ITG) 2000 (R1) – Escrituração Contábil, do Conselho Federal de Contabilidade, publicada em 12 de dezembro de 2014.
A TaxShape foi buscar na ITG quais são estes lançamentos previstos:
Os lançamentos extemporâneos servem também para:
“Retificação de lançamento contábil
31. Retificação de lançamento é o processo técnico de correção de registro realizado com erro na escrituração contábil da entidade e pode ser feito por meio de
a)estorno;
b)transferência; e
c)complementação.
32.Em qualquer das formas citadas no item 31, o histórico do lançamento deve precisar o motivo da retificação, a data e a localização do lançamento de origem.
33. O estorno consiste em lançamento inverso àquele feito erroneamente, anulando-o totalmente.
34. Lançamento de transferência é aquele que promove a regularização de conta indevidamente debitada ou creditada, por meio da transposição do registro para a conta adequada.
35. Lançamento de complementação é aquele que vem posteriormente complementar, aumentando ou reduzindo o valor anteriormente registrado.
36. Os lançamentos realizados fora da época devida devem consignar, nos seus históricos, as datas efetivas das ocorrências e a razão do registro extemporâneo.”
Número da resolução: | 2014/ITG2000(R1) |