Receita Federal implanta novo modelo de consulta de CNPJ e situação cadastral
“O novo modelo com código de autenticidade possibilita a consulta de seu conteúdo ao longo do tempo e contém, além de todas as informações já disponibilizadas ao público, os dados do representante e do quadro de sócios e administradores, abrangendo o número do CPF descaracterizado, o número do CNPJ (para sócios pessoa jurídica) e a qualificação dos integrantes da pessoa jurídica”, informa a Receita.
Para emitir, o cidadão deve acessar a área do usuário (https://areadousuario.redesim.gov.br/) e clicar na opção comprovante de inscrição e situação cadastral com código de autenticidade.
O usuário deve estar habilitado para a emissão deste comprovante como Representante da Pessoa Jurídica, Membro do Quadro Societário ou Contabilista do CNPJ informado.
Para terceiros, existe a opção de conferir o código de autenticidade enviado pela empresa, consultar o CNPJ simplesmente ou emitir o cartão CNPJ normalmente no link “clique aqui”
“Essa funcionalidade representa um avanço na prestação de serviços aos empreendedores brasileiros, uma vez que há redução de custos e ganha-se celeridade por dispensar o deslocamento a estabelecimentos físicos para autenticação. Como exemplo, não será mais necessário o deslocamento para obter um e-CNPJ junto à Autoridade Certificadora.” (Receita Federal)
A área do usuário da RedeSim conta com outros serviços como orientações e encaminhamentos para abertura de MEI, abertura de Pessoa Jurídica, Consulta das “Minhas Empresas”, Solicitação de dispensa de licenciamento, acompanhamento de protocolo REDESIM e outros.
Referência: Receita Federal
http://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/cnpjreva/Cnpjreva_Solicitacao.asp