SPED – Sistema Público de Escrituração Digital
O SPED – Sistema Público de Escrituração Digital iniciou-se com a Emenda Constitucional 42/2003 que determinou à União, Estados, Distrito Federal e Municípios a atuação de forma integrada e compartilhamento de suas informações e cadastros. O contribuinte, nesta época, precisava se preocupar em manter atualizadas todas as suas centenas ou milhares de obrigações.
Informações municipais, estaduais, federais…. cada obrigação tinha o seu formato e normas de entrega.
De acordo com o Banco Mundial ” Os sistemas eletrônicos de notificação fiscal (SPED), introduzidos em 2007 são obrigatórios desde 2014 para a maioria das empresas no Brasil. No entanto, devido às dificuldades iniciais de ajustar os livros dos contribuintes ao novo sistema e à preferência dos contribuintes por executar o SPED em paralelo aos sistemas anteriores, o tempo para cumprir o Brasil só começou a cair em 2015. Em 2016, como eficiência e uso de SPED continuou a melhorar, o tempo caiu por mais 80 horas para 1.958 horas.”- BANCO MUNDIAL 2018
A quantidade de horas gastas por empresa inicial era de 2600 hora.
Com a implementação dos SPED´s houve uma evolução bastante significativa. No entanto, como a legislação tributária brasileira é a mais complexa do mundo, ainda há muito trabalho pela frente.
Neste Especial SPED, a TaxShape leva aos seus usuários as principais informações sobre o SPED. Com novidades, atualizações e esclarecimentos de dúvidas.
O SPED – Sistema Público de Escrituração Digital é composto pelos seguintes módulos:
Especial eSocial – Escrituração Digital das Obrigações Fiscal, Previdenciárias e Trabalhistas.
Download dos Validadores:
NF-e
- Consultar Disponibilidade dos Serviços
- Consultar NF-e Completa pela Chave de acesso
- Baixar última Nota Técnica NF-e
Últimas Notícias do SPED
Leia Mais
Leia Mais
Leia Mais
Leia Mais
Leia Mais
Leia Mais
Leia Mais
Leia Mais
Leia Mais
Leia Mais